19 outubro 2010

Mineiros chilenos foram treinados a enfrentar a imprensa

Trata-se do treinamento de porta-vozes (ou "mídia training").
Veja um exemplo de como funciona e de qual a importância desse treinamento, com base no caso dos mineiros soterrados no Chile. 
É bem possível que o treinamento tenha motivado a frase do segundo dos resgatados, Mário Sepúlveda, que pediu para não ser tratado como artista ou animador de auditório.

Até debaixo da terra. Mineiros tiveram media training por videoconferência
Do portal Comunique-se, com base em informações do IG.

Os 33 mineiros chilenos soterrados no norte do Chile foram treinados para lidar com a imprensa enquanto ainda estavam na mina. Os 700 metros de profundidade não foram obstáculo para o media-training, realizado por videoconferência. 
O jornalista e diretor da Associação Chilena de Segurança, Alejandro Pino, foi o responsável por dar aulas de expressão oral aos mineiros.Pino conversou com cada um dos trabalhadores e conheceu suas histórias. Para ele, que coordenou outros detalhes da operação de resgate e ficou dois meses sem ver a família, esse foi o “trabalho mais importante de sua vida”, disse em entrevista ao IG.
O jornalista contou como fez o media-training, mas, por uma questão ética, não quis detalhar as histórias dos mineiros, mesmo assim, afirmou que todos têm histórias interessantes para contar.“Dividimos as aulas em duas partes. Em uma delas, os mineiros apenas respondiam perguntas. Muitas eram difíceis e até indiscretas, pois precisava ver como respondiam e como reagiam. Ensinei, também, que eles tinham todo o direito de não responder o que não quisessem. Na segunda etapa, o foco estava em como desenvolver uma conversa. É bem provável que eles sejam convidados a participar de programas de televisão, por exemplo, e queríamos que soubessem contar suas histórias de maneira estruturada. Trata-se de um grupo de pessoas muito inteligentes e com histórias interessantes”, explicou.
Os mineiros, que ficaram soterrados por 69 dias, foram resgatados na semana. passada. Mais de 1.500 jornalistas do mundo cobriram a operação.As informações são do IG.

Veja a entrevista completa, reproduzida pelo portal IG.
Veja a matéria da BBC, com o pedido de Mário Sepúlveda de que gostaria de ser tratado como um mineiro, e não como um artista.

Siga o blog e receba postagens atualizadas por email.
Clique na opção "seguir", ao lado.
Enviar email para o blog: lassanceblog@gmail.com
Siga no Twitter: https://twitter.com/antoniolassance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.