16 junho 2010

Refugiados


O que são os refugiados?
Qual a sua situação no Brasil e no mundo?
Quantos são? De onde vêm? Para onde vão?


O relatório "Tendências Globais", do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR), de junho de 2010, mostra que o número de refugiados tende a aumentar, no mundo inteiro, como resultado da escalada de guerras e conflitos em muitos países.

O relatório evidencia um efeito positivo do fim do Apartheid (o regime de segregação racial) na África do Sul: este país tornou-se o mais importante destino de refugiados no mundo.

O Brasil tem uma postura generosa com relação aos refugiados, abrigando-os e garantindo-lhes direitos que são negados em muitos países ditos "avançados", como os da Europa e os Estados Unidos.
  • Veja a reportagem da NBR (TV do Governo Federal) sobre o relatório do ACNUR.
  • Mais detalhes, na própria página do ACNUR na internet.
  • Lembrete: dia 20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado. Veja a mensagem que Angelina Jolie (Embaixadora voluntária do ACNUR) deixou pra você a esse respeito.
  • O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado tem sido um dos mais importantes ativistas responsáveis por chamar a atenção a respeito do drama dos refugiados. Veja o ensaio fotográfico "Crianças refugiadas", divulgado pelo ACNUR. A foto acima também é deste fotógrafo, no campo de refugiados de Benako, Tanzania, 1994, reproduzida na página da  Universidade de Berkeley).
Email para o blog de Antonio Lassance 
Me siga no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.