03 maio 2010

Comunicação em políticas públicas



Curso, artigos, livros, manuais e entrevistas. 
Teorias da comunicação, glossário de termos da área, pesquisas e guias para aperfeiçoar a comunicação em políticas públicas.

Curso para servidores públicos federais, 
na Escola Nacional de Administração Pública


Objetivo / Competência

  • Desenvolver competências para a comunicação em políticas públicas, 
  • Aprimorar o conhecimento sobre o sistema de comunicação de governo
  • Conhecer recursos, técnicas e abordagens que facilitem a comunicação com diferentes públicos, especialistas em políticas públicas, jornalistas e o público "em geral".




Link curto: http://goo.gl/U8IUnG



1. Comunicação e políticas públicas:


1.1. Governo, opinião pública e mídia


1.2. Novo contexto da comunicação;


1.3. Comunicação institucional do setor público: a comunicação das políticas, dos programas, das ações e das decisões do Estado;


2) O sistema de comunicação de governo:


2.1. áreas da comunicação de governo;


2.2. Caixa de ferramentas da comunicação governamental;


2.3. Comunicação integrada;



3) Comunicação com públicos distintos:


3.1. O público;


3.2. Jornalistas;


3.3. Especialistas;


3.4. Dirigentes;


3.6. Construção de mensagens





Referências:

CASTELLS, Manuel. Communication, Power and Counter-power in the Network Society.International Journal of Communication, vol. 1, 2007, págs. 238-266. Disponível em http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc/article/view/46/35 Acesso em 1 julho 2010.
CENP. Grandes e pequenos segredos de um bom “briefing”. Revista do CENP. 
DUARTE (2007). Glossário da Comunicação Organizacional. Clique para abrir.
DUARTE (2010). Glossário de comunicação e cidadania. Senado Federal.
FRANCO, Guillermo e SOARES, Marcelo. Como escrever para a Web. Houston: Knight Center for Jornalism in the Americas, Texas University, 2009. Disponível em https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf
HOWLETT (2000): clique para abrir e ler
KUCINSKI, 1997. Clique para abrir e ler
LASSANCE, Antonio. Governo Federal financia mídia cartelizada, mais cara e menos plural. Observatório da Imprensa, edição 859, 15/07/2015 <Link>
LASSANCE, Antonio. A velha mídia está derretendo. Carta Maior. São Paulo, 04 julho 2010. <link>
LASSANCE, Antonio. Castells: comunicação, poder e contrapoder na era da autocomunicação de massa. [Resenha] <link>  
LASSANCE, Antonio. Comunicação institucional do poder público. IPEA. In: CASTRO, Daniel, MELO, José Marques de, CASTRO, Cosette. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil.Brasília: Ipea, 2010. vol. 1. <link
LASSANCE, Antonio. Domadores de leões. Carta Maior. São Paulo, 15 setembro 2010. <link>
LIMA (2003). Entrevista à Rádio Senado sobre mídia e política. Primeira parte. Segunda parte.
LIMA, Venício A. Quais critérios adotar? Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 746, 14/05/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed746_quais_criterios_adotar
LIMA, Venício A. Por que o governo deve apoiar a mídia alternativa. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 729, 15/01/2013. Disponível em  http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed729_por_que_o_governo_deve_apoiar_a_midia_alternativa
LIMA, Venício. Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno. São Paulo: Carta Maior, 21 maio 2009. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4350

MALINI, Fábio. Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: uma análise a partir dos portais de jornalismo participativo. Natal, RN: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Trabalho apresentado ao XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-2015-1.pdf
MANIN (1995): As metamorfoses do governo representativo
MANIN (2013) MANIN, B. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos 79. São Paulo: Cebrap, novembro 2013. Clique para abrir e ler (pdf).
MARTINS (2009): clique aqui para abrir e ler
MOTA e TAVARES: clique para abrir e ler
MESSIAS, Roberto Bocorny. Transparência e a desconcentração na publicidade do governo federal. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 742, 16/04/2013. Disponível em   http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/transparencia_e_a_desconcentracao_na_publicidade_do_governo_federal
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e PETROBRAS. Conversa com a imprensa. Brasília/ Rio de Janeiro: PR/Petrobrás, 2006. DVD. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pmZBf65A-cw

SENADO FEDERAL. Principais pontos do marco civil da internet. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/04/22/principais-pontos-do-marco-civil-da-internet
UNESCO. Indicadores de desenvolvimento da mídia: marco para a avaliação do desenvolvimento dos meios de comunicação. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163102por.pdf  



Pesquisas:

Pesquisas


Comunicação em Direitos Humanos

FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS. Comunicação e Direitos Humanos. Depoimentos de CAPRIGLIONE, Laura https://www.youtube.com/watch?v=bAdgQeuLgB4#t=508 ; BARRETO, Leila https://www.youtube.com/watch?v=VHklEfgyjzs#t=519 ; DARA, Danilo,  https://www.youtube.com/watch?v=Cs5IzfqXZW4#t=364 ;
BARBOSA, Bia e BRANT, João. Direitos humanos e comunicação democrática: o que vem antes?  http://reporterbrasil.org.br/documentos/direitos_humanos_comunicacao.pdf
BBC MUNDO. El odio en internet también es social. Londres: BBC, 2010. Disponível em (Espanhol): http://www.bbc.co.uk/mundo/cultura_sociedad/2010/05/100519_acoso_redes_sociales_lh.shtml  (e Português):  http://www.dnt.adv.br/noticias/alexandre-atheniense-fala-a-bbc-sobre-cyberbullying-e-crimes-de-odio-na-web/
BLOOMBERG. Twitter influencia discurso de ódio online. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/link/twitter-influencia-discurso-de-odio-online/
CARDOSO, Jessé Martins. Rastros desviantes na web: um estudo sobre blogs temáticos LGBT no Brasil. Vitória-ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2010. Monografia do curso de Comunicação Social, orientação Fábio Luiz Malini de Lima. http://www.labic.net/wp-content/uploads/2011/03/tccjesse.pdf
GOMES, Raimunda Aline Lucena. A comunicação como direito humano: um conceito em construção. Recife: O Autor, 2007. 206 p. Dissertação da Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, orientação Edgard Rebouças. Disponível em http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/gomes_comunicacao_como_dh.pdf
INTERVOZES (2005) Direito à comunicação no Brasil http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/cris_direito_comunicacao_br.pdf
INTERVOZES. Vozes silenciadas: a cobertura da mídia sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. São Paulo-SP: Intervozes, 2011. Disponível em http://www.intervozes.org.br/arquivos/interliv003vozsmst
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA (ANDI) e SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SDH). Mídia e direitos humanos. Brasília: UNESCO, 2006.  http://www.andi.org.br/sites/default/files/midia_e_direitos_humanos.pdf
LEAL, Rosane et alii. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. São Paulo: Revista Brasileira de Direito da  Fundação Getúlio Vargas, 7(2) Jul-Dez 2011, pp. 445-468. Disponível em:
http://direitogv.fgv.br/sites/direitogv.fgv.br/files/05_rev14_445-468_-_rosane_leal_da_silva_-_scielo.pdf
MOYSES, Diogo. Comunicação é direito humano, diz campanha. São Paulo-SP: Carta Maior, 2005. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Comunicacao-e-direito-humano-diz-campanha/2/10277
PARSONS, Claudia. Ódio se torna viral em sites de redes sociais. Nova York: Reuters, quarta-feira, 13 de maio de 2009. Disponível em  http://br.reuters.com/article/idBRSPE54C0DM20090513
SECRETARIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Campanha #NãoGuardeNoArmário: https://www.youtube.com/watch?v=V-PONFKapIM ; Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA nossas crianças e adolescentes da violência https://www.youtube.com/watch?v=1HTu-AFTqLc ; "Onde tem respeito, tem Direitos Humanos; onde não tem, disque 100"  https://www.youtube.com/watch?v=RunNYY47Xc0 ; Campanha de enfrentamento à homofobia https://www.youtube.com/watch?v=Gu3BaHyJ-Hk ; Aplicativo Proteja Brasil https://www.youtube.com/watch?v=oAvipm9ryV4




Bibliografia complementar
Estes textos servem de apoio ao aluno que busca aprofundar-se nos temas e podem ser citados pelo professor em aula, como referência aos temas em discussão.

A Universidade da Beira, em Portugal, disponibilizou livros relacionados à área de comunicação para download gratuito. Confira a lista....


Manuais de Redação


Temas para debate

Vídeos ilustrativos de temas da comunicação:
- Assessoria de imprensa: Conversa com a imprensa. Fonte, meios de comunicação, regras da relação entre fontes e jornalistas, dicas para entrevistas e papel da assessoria de imprensa. Vídeo Secom da Presidência da República e Petrobras.
- Segmentação de público: Professora de ginástica de 133 kg ajuda alunos a perder peso. Fonte: BBC 
- Publicidade: formatos pasteurizados. Como fazer uma propaganda eleitoral.
- Prazos: um grande problema para a comunicação. A entrevista que derrubou o Muro de Berlim. Fonte: BBC.
- Direito de resposta concedido a Leonel Brizola na Rede Globo (Youtube).
- Blogs: recuo nos procedimentos do Blog Fatos e Dados, da Petrobrás. Fonte: senador Aloízio Mercadante.
- Blog da Petrobras entrevista José Sérgio Gabrielli. Fonte: Petrobras.
- Rachel Sherazade https://www.youtube.com/watch?v=3aAQYMdcjoQ; 
- Rachel Sheherazade explica opinião sobre a polemica do Adote um Bandido https://www.youtube.com/watch?v=AmU5tZsCi18 
- Porta dos Fundos: BALA DE BORRACHA https://www.youtube.com/watch?v=RXJb5n3h8rg ; DURA https://www.youtube.com/watch?v=DyPb15CHdew ; Suborno https://www.youtube.com/watch?v=UUckYjoySBc


Formação de porta vozes:

- entrevista exclusiva do tipo "pinga-fogo" Fernando Haddad
- Presidente Lula fala sobre o anúncio da escolha do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Além do efeito comemorativo, o presidente insere  a escolha em conceitos de comunicação que o governo buscava reforçar: autoestima, respeito, imagem do Brasil no exterior (NBR). 
- Formação de porta vozes: coletiva à imprensa com informações oficiais circunscritas Rodrigo Baena
Formação de porta vozes: coletiva com apresentação de assunto técnico complexo suavizado por exemplos simples Evaristo Eduardo de Miranda, Embrapa Campinas
Formação de porta vozes: coletiva com informações oficiais e de utilidade pública Celso Amorim



O Mercado de notícia

- Jânio de Freitas. Entrevista ao documentário "O mercado de notícias". O futuro dos jornais.
- Fernando Rodrigues: fonte, "off", o pacto com o jornalista.
- Luis Nassif, Direito de resposta, o poder de destruição de reputações na mídia e o pensamento único das grandes corporações midiáticas. No documentário "O Mercado de Notícias"
- José Roberto de Toledo, em "O Mercado de Notícias", fala sobre o viés no jornalismo e a importância do uso de dados.     



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