07 julho 2018

Os 5 filtros da máquina de comunicação de massa

Esta animação traz um resumo de uma das mais importantes teorias da comunicação.





Noam Chomsky, em seu livro "A fabricação do consentimento" ("Manufacturing consent", de 1988 e com várias reedições), escrito em coautoria com Edward S Herman, fala em 5 filtros da máquina de comunicação de massa.

[Para ativar as legendas em português, após iniciar a animação, passe o "mouse" sobre o vídeo e clique no ícone no canto inferior direito, à esquerda ("subtitles" ou "legendas")].

O vídeo, intitulado "Noam Chomsky, The 5 Filters of the Mass Media Machine", foi produzido pela rede árabe de televisão Al Jazeera.
Tem a narração da prestigiada jornalista Amy Goodman, âncora do canal de comunicação alternativo  Democracy Now.
A animação é de Pierangelo Pirak.



A cartoon produced by Al Jazeera.
Narrated by Amy Goodman, the prestigious host of Democracy Now.

Aanimation by Pierangelo Pirak.

According to American linguist and political activist, Noam Chomsky, media operate through 5 filters: ownership, advertising, the media elite, flak and the common enemy. Follow #MediaTheorised, an online project by Al Jazeera English’s media analysis show The Listening Post 

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=34LGPIXvU5M&t=68s
https://www.alternet.org/media/youll-never-think-about-mass-media-same-way-again-after-watching-noam-chomsky-documentary











O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática.
 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.