17 abril 2010

Brasília e seus efeitos positivos para o Brasil

Enquanto completa 50 anos e supera aos poucos a maior crise política de sua história democrática, Brasília vai ganhar de presente um balanço de sua importância econômica para o País.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança em Brasília, na terça-feira, 20,/4, o Comunicado do Ipea n° 44, Brasília: impactos econômicos da capital no Centro-Oeste e no País. 
Principais resultados do estudo:
  • Os 50 anos da capital, do ponto de vista econômico, revelam avanço da participação da economia brasiliense na composição do PIB regional e deste sobre o PIB brasileiro. 
  • O Distrito Federal funciona hoje como um polo econômico para toda uma ampla área do interior do Brasil, que ultrapassa inclusive as fronteiras estritas do Centro-Oeste. 
  • A participação na produção nacional elevou-se consideravelmente e contribuiu para que o Centro-Oeste encontre-se hoje acima da média brasileira, em termos de renda per capita. 
A apresentação do estudo, que terá transmissão on-line, será feita pelo assessor da Presidência Milko Matijascic, às 14h, nesta terça-feira, dia 20, no auditório do Ipea, em Brasília.
Você pode assistir à cobertura on-line pelos sites www.ipea.gov.br ou www.agencia.ipea.gov.br





Veja Imagens de Brasília, há quase 50 anos. Uma cidade que não existe mais, numa época em que havia menos gente, menos carros e mais paisagens.