Curso, artigos, livros, manuais e entrevistas.
Teorias da comunicação, glossário de termos da área, pesquisas e guias para aperfeiçoar a comunicação em políticas públicas.
Curso para servidores públicos federais,
na Escola Nacional de Administração Pública
Objetivo / Competência
- Desenvolver competências para a comunicação em políticas públicas,
- Aprimorar o conhecimento sobre o sistema de comunicação de governo
- Conhecer recursos, técnicas e abordagens que facilitem a comunicação com diferentes públicos, especialistas em políticas públicas, jornalistas e o público "em geral".
Link curto: http://goo.gl/U8IUnG
1. Comunicação e políticas públicas:
1.1. Governo, opinião pública e mídia
1.2. Novo contexto da comunicação;
1.3. Comunicação institucional do setor público: a comunicação das políticas, dos programas, das ações e das decisões do Estado;
2) O sistema de comunicação de governo:
2.1. áreas da comunicação de governo;
2.2. Caixa de ferramentas da comunicação governamental;
2.3. Comunicação integrada;
3) Comunicação com públicos distintos:
3.1. O público;
3.2. Jornalistas;
3.3. Especialistas;
3.4. Dirigentes;
3.6. Construção de mensagens
Referências:
1. Comunicação e políticas públicas:
1.1. Governo, opinião pública e mídia
1.2. Novo contexto da comunicação;
1.3. Comunicação institucional do setor público: a comunicação das políticas, dos programas, das ações e das decisões do Estado;
2) O sistema de comunicação de governo:
2.1. áreas da comunicação de governo;
2.2. Caixa de ferramentas da comunicação governamental;
2.3. Comunicação integrada;
3) Comunicação com públicos distintos:
3.1. O público;
3.2. Jornalistas;
3.3. Especialistas;
3.4. Dirigentes;
3.6. Construção de mensagens
Referências:
CASTELLS, Manuel. Communication, Power and Counter-power in the Network Society.International Journal of Communication, vol. 1, 2007, págs. 238-266. Disponível em http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc/article/view/46/35 Acesso em 1 julho 2010.
CENP. Grandes e pequenos segredos de um bom “briefing”. Revista do CENP.
DUARTE (2007). Glossário da Comunicação Organizacional. Clique para abrir.
DUARTE (2010). Glossário de comunicação e cidadania. Senado Federal.
FRANCO, Guillermo e SOARES, Marcelo. Como escrever para a Web. Houston: Knight Center for Jornalism in the Americas, Texas University, 2009. Disponível em https://journalismcourses.org/pt-br/ebook/como-escrever-para-a-web/ , https://journalismcourses.org/wp-content/uploads/2020/08/How-to-write-for-the-Web-por.pdf (pdf em português) ou https://journalismcourses.org/wp-content/uploads/2020/08/How-to-write-for-the-Web-esp.pdf (pdf em espanhol)
LASSANCE, Antonio. Governo Federal financia mídia cartelizada, mais cara e menos plural. Observatório da Imprensa, edição 859, 15/07/2015 <Link>
LASSANCE, Antonio. A velha mídia está derretendo. Carta Maior. São Paulo, 04 julho 2010. <link>
LASSANCE, Antonio. Castells: comunicação, poder e contrapoder na era da autocomunicação de massa. [Resenha] <link>
LASSANCE, Antonio. Comunicação institucional do poder público. IPEA. In: CASTRO, Daniel, MELO, José Marques de, CASTRO, Cosette. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil.Brasília: Ipea, 2010. vol. 1. <link>
LASSANCE, Antonio. Domadores de leões. Carta Maior. São Paulo, 15 setembro 2010. <link>
LIMA (2003). Entrevista à Rádio Senado sobre mídia e política. Primeira parte. Segunda parte.
DUARTE (2007). Glossário da Comunicação Organizacional. Clique para abrir.
DUARTE (2010). Glossário de comunicação e cidadania. Senado Federal.
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HOWLETT (2000): clique para abrir e ler
KUCINSKI, 1997. Clique para abrir e lerLASSANCE, Antonio. Governo Federal financia mídia cartelizada, mais cara e menos plural. Observatório da Imprensa, edição 859, 15/07/2015 <Link>
LASSANCE, Antonio. A velha mídia está derretendo. Carta Maior. São Paulo, 04 julho 2010. <link>
LASSANCE, Antonio. Castells: comunicação, poder e contrapoder na era da autocomunicação de massa. [Resenha] <link>
LASSANCE, Antonio. Comunicação institucional do poder público. IPEA. In: CASTRO, Daniel, MELO, José Marques de, CASTRO, Cosette. Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil.Brasília: Ipea, 2010. vol. 1. <link>
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LIMA (2003). Entrevista à Rádio Senado sobre mídia e política. Primeira parte. Segunda parte.
LIMA (2009): clique para abrir e ler
LIMA, Venício A. Quais critérios adotar? Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 746, 14/05/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed746_quais_criterios_adotar
LIMA, Venício A. Por que o governo deve apoiar a mídia alternativa. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 729, 15/01/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed729_por_que_o_governo_deve_apoiar_a_midia_alternativa
LIMA, Venício. Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno. São Paulo: Carta Maior, 21 maio 2009. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4350
MALINI, Fábio. Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: uma análise a partir dos portais de jornalismo participativo. Natal, RN: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Trabalho apresentado ao XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-2015-1.pdf
MANIN (1995): As metamorfoses do governo representativo
MANIN (2013) MANIN, B. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos 79. São Paulo: Cebrap, novembro 2013. Clique para abrir e ler (pdf).
MARTINS (2009): clique aqui para abrir e lerLIMA, Venício A. Por que o governo deve apoiar a mídia alternativa. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 729, 15/01/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed729_por_que_o_governo_deve_apoiar_a_midia_alternativa
LIMA, Venício. Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno. São Paulo: Carta Maior, 21 maio 2009. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4350
MALINI, Fábio. Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: uma análise a partir dos portais de jornalismo participativo. Natal, RN: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Trabalho apresentado ao XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 6 de setembro de 2008. Disponível em http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-2015-1.pdf
MANIN (1995): As metamorfoses do governo representativo
MANIN (2013) MANIN, B. A democracia do público reconsiderada. Novos Estudos 79. São Paulo: Cebrap, novembro 2013. Clique para abrir e ler (pdf).
MOTA e TAVARES: clique para abrir e ler
MESSIAS, Roberto Bocorny. Transparência e a desconcentração na publicidade do governo federal. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 742, 16/04/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/transparencia_e_a_desconcentracao_na_publicidade_do_governo_federal
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e PETROBRAS. Conversa com a imprensa. Brasília/ Rio de Janeiro: PR/Petrobrás, 2006. DVD. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pmZBf65A-cw
SENADO FEDERAL. Principais pontos do marco civil da internet. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/04/22/principais-pontos-do-marco-civil-da-internet
UNESCO. Indicadores de desenvolvimento da mídia: marco para a avaliação do desenvolvimento dos meios de comunicação. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163102por.pdf
Pesquisas:
MESSIAS, Roberto Bocorny. Transparência e a desconcentração na publicidade do governo federal. Rio de Janeiro: Observatório da Imprensa, edição 742, 16/04/2013. Disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/transparencia_e_a_desconcentracao_na_publicidade_do_governo_federal
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA e PETROBRAS. Conversa com a imprensa. Brasília/ Rio de Janeiro: PR/Petrobrás, 2006. DVD. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pmZBf65A-cw
SENADO FEDERAL. Principais pontos do marco civil da internet. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2014/04/22/principais-pontos-do-marco-civil-da-internet
UNESCO. Indicadores de desenvolvimento da mídia: marco para a avaliação do desenvolvimento dos meios de comunicação. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163102por.pdf
Pesquisas:
Pesquisas
- SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SECOM). Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. <link>
- SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SECOM). Pesquisa brasileira de mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília, fevereiro de 2014. Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf
- SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa de hábitos de informação da população brasileira. Brasília: 2010.
- Fundação Perseu Abramo. Democratização da mídia. S. Paulo: FPA/USP, 2013. Disponível em: http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/fpa_pesquisa_democratizacao_da_midia.pdf#overlay-context=content/fpa-lanca-pesquisa-sobre-democratizacao-da-midia
Comunicação em Direitos Humanos
FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS. Comunicação e Direitos Humanos. Depoimentos de CAPRIGLIONE, Laura https://www.youtube.com/watch?v=bAdgQeuLgB4#t=508 ; BARRETO, Leila https://www.youtube.com/watch?v=VHklEfgyjzs#t=519 ; DARA, Danilo, https://www.youtube.com/watch?v=Cs5IzfqXZW4#t=364 ;
BARBOSA, Bia e BRANT, João. Direitos humanos e comunicação democrática: o que vem antes? http://reporterbrasil.org.br/documentos/direitos_humanos_comunicacao.pdf
BBC MUNDO. El odio en internet también es social. Londres: BBC, 2010. Disponível em (Espanhol): http://www.bbc.co.uk/mundo/cultura_sociedad/2010/05/100519_acoso_redes_sociales_lh.shtml (e Português): http://www.dnt.adv.br/noticias/alexandre-atheniense-fala-a-bbc-sobre-cyberbullying-e-crimes-de-odio-na-web/
BLOOMBERG. Twitter influencia discurso de ódio online. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/link/twitter-influencia-discurso-de-odio-online/
CARDOSO, Jessé Martins. Rastros desviantes na web: um estudo sobre blogs temáticos LGBT no Brasil. Vitória-ES: Universidade Federal do Espírito Santo, 2010. Monografia do curso de Comunicação Social, orientação Fábio Luiz Malini de Lima. http://www.labic.net/wp-content/uploads/2011/03/tccjesse.pdf
GOMES, Raimunda Aline Lucena. A comunicação como direito humano: um conceito em construção. Recife: O Autor, 2007. 206 p. Dissertação da Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, orientação Edgard Rebouças. Disponível em http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/gomes_comunicacao_como_dh.pdf
INTERVOZES (2005) Direito à comunicação no Brasil http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/midia/cris_direito_comunicacao_br.pdf
INTERVOZES. Vozes silenciadas: a cobertura da mídia sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. São Paulo-SP: Intervozes, 2011. Disponível em http://www.intervozes.org.br/arquivos/interliv003vozsmst
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA (ANDI) e SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (SDH). Mídia e direitos humanos. Brasília: UNESCO, 2006. http://www.andi.org.br/sites/default/files/midia_e_direitos_humanos.pdf
LEAL, Rosane et alii. Discursos de ódio em redes sociais: jurisprudência brasileira. São Paulo: Revista Brasileira de Direito da Fundação Getúlio Vargas, 7(2) Jul-Dez 2011, pp. 445-468. Disponível em:
http://direitogv.fgv.br/sites/direitogv.fgv.br/files/05_rev14_445-468_-_rosane_leal_da_silva_-_scielo.pdf
MOYSES, Diogo. Comunicação é direito humano, diz campanha. São Paulo-SP: Carta Maior, 2005. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Movimentos-Sociais/Comunicacao-e-direito-humano-diz-campanha/2/10277
PARSONS, Claudia. Ódio se torna viral em sites de redes sociais. Nova York: Reuters, quarta-feira, 13 de maio de 2009. Disponível em http://br.reuters.com/article/idBRSPE54C0DM20090513
SECRETARIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Campanha #NãoGuardeNoArmário: https://www.youtube.com/watch?v=V-PONFKapIM ; Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA nossas crianças e adolescentes da violência https://www.youtube.com/watch?v=1HTu-AFTqLc ; "Onde tem respeito, tem Direitos Humanos; onde não tem, disque 100" https://www.youtube.com/watch?v=RunNYY47Xc0 ; Campanha de enfrentamento à homofobia https://www.youtube.com/watch?v=Gu3BaHyJ-Hk ; Aplicativo Proteja Brasil https://www.youtube.com/watch?v=oAvipm9ryV4
Bibliografia complementar
Estes textos servem de apoio ao aluno que busca aprofundar-se nos temas e podem ser citados pelo professor em aula, como referência aos temas em discussão.
- MARTINS, Luciano. Um retrato da mídia no Brasil. Observatorio da Imprensa
- FSB. Mídia e política 2013. Brasília: FSB, 2013. Disponível em http://www.institutofsbpesquisa.com.br/wp-content/uploads/2013/02/M%C3%ADdia-e-Politica-2013-H%C3%A1bitos-de-Informa%C3%A7%C3%A3o-e-Monitoramento-Pol%C3%ADtico.pdf
- GLOBAL MEDIA MONITORING PROJECT. Who makes the news? Global Media Monitoring Project, 2010. Clique para abrir e ler (estudo sobre comunicação e gênero).
- Duelo ao Sol 2: FSM x WEF diante da "mídia das mídias" (internet)
Duelo ao sol: um confronto entre os Fóruns - Análise das novas tendências (LIMA, 2009; MARSH, 2010, SORJ, ALVES, Rosental Calmon Alves),
- Cultura convergente (Henry Jenkins);
- Ferramentas colaborativas;
- Declínio do jornalismo científico, Mídia comunitária ("social media"),
- Dados sobre uso de internet: International Communication Union, Pew Internet & American Life Project, Blogs blogs e seus gêneros
- THE ECONOMIST. Look forward in anger: personal animosity is a mighty force in business, for good as well as ill. The Economist. London, 18 Mar 2010. Avaiable at http://www.economist.com/business-finance/PrinterFriendly.cfm?story_id=15716776 Acessed at 18 Mar 2010.
- LIMA, Venício. A candidatura de oposição e a TV Globo. Observatório da Imprensa, 05 de setembro de 2006, edição 397 www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_candidatura_de_oposicao_e_a_tv_globo
- CHAPARRO, Manuel. A revolução das fontes.
- Bibliografia do blog Almanaque da Comunicação.
A Universidade da Beira, em Portugal, disponibilizou livros
relacionados à área de comunicação para download gratuito.
Confira a lista....
Manuais de Redação - IPEA. Manual do editorial do IPEA. 2ª ed. Brasília: IPEA, 2012.
- BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Manual de Redação da Presidência da República. 2ª edição. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/ManualRedPR2aEd.PDF
- FRANCO, Guillermo e SOARES, Marcelo. Como escrever para a Web. Houston: Knight Center for Jornalism in the Americas, Texas University, 2009. Disponível em https://knightcenter.utexas.edu/como_web_pt-br.pdf
Temas para debate
- Monopólio ou oligopólio? Venício A. de Lima e Bráulio Santos Rabelo. Observatório da Imprensa, em 13/01/2015 na edição 833.
- Políticos e mídia: INTERVOZES (2014). Controle de emissoras por políticos leva à falsificação da democracia. Revista Carta Capital, 01/10/2014.
- Medição de audiência: Nova medição de audiência pode pulverizar a publicidade da internet. Luis Nassif, Carta Capital, 06/05/2015 16h26. Com a identificação do perfil socioeconômico do leitor na rede, grandes portais poderão perder espaço para sites e blogs especializados.
- Uso do Twitter no consumo diário de informação: O Mercado de Noticias - Entrevista a Renata Lo Prete.
- O futuro dos jornais: entrevista da Profª Zélia Leal (UnB) à Rádio Câmara, 10/10/2010 (primeira parte, segunda parte); Franklin Martins defende web e critica resistência do jornalismo tradicional (25/05/2010). Leia a matéria. PORTAL IMPRENSA. Previsão da Time sobre fim dos jornais estava errada, afirma The Guardian. Portal Imprensa, 09/08/2010. Disponível em http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/08/09/imprensa37386.shtml;
- Regulação da comunicação: entrevista de especialistas à Rádio Câmara, 12/11/2010; Discurso do ministro da Secom (Presidência da República) no Seminário Internacional das Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias, 9 de novembro 2010; palestra de Franklin Martins à Secretaria de Assuntos Estratégicos (2010); Debate sobre os Conselhos Sociais de Comunicação, com os jornalistas Antonio Carlos Queiroz (o ACQ) e Luiz Carlos Azedo. TV Câmara, novembro 2010; dados sobre concentração da Mídia no Brasil (portal Os Donos da Mídia)
- Teorias e concepções da comunicação:
- Os 5 filtros da máquina de comunicação de massa, segundo Noam Chomsky e Edward S Herman (do livro "A fabricação do consentimento" "Manufacturing consent", de 1988);
- Os canadenses resgatam Mashall McLuhan. McLuhan Galaxy.
- Civic journalism (Axel Burns, Gatewatching);
- CASTELLS, Communication, Power and Counter-power in the Network Society.International Journal of Communication, vol. 1, 2007, págs. 238-266.
- Resumo de palestra do Professor Jorge Duarte na Universidade Federal de Maringá (2010).
- Mídia e ativismo político: 1) campanha eleitoral de 2010 no Brasil: Cobertura dos jornais Folha, Estadão e Globo (FSP, 3/12/2010) A internet foi decisiva na eleição, artigo de Lia Segre, (publicado no Observatório do Direito à Comunicação, republicado no Blog do Miro, 17/11/2010); Marcelo Branco fala sobre a estrutura de campanha de internet de Dilma Rousseff e da web como um 3º campo formador de opinião (Terra TV, novembro2010, vídeo1 e vídeo2); Sem internet não teria 2º turno, diz coordenador de Marina (Terra, nov 2010); Risoleta Miranda, Dilma venceu Serra também no Twitter; Gilberto Consoni, Qual é o saldo das campanhas presidenciais de 2010 nas mídias sociais da web? Camilla Costa, BBC Brasil, Contracampanha domina menções a Dilma e Serra no Twitter; LIMA, Venício. Internet já ganha eleições? (Carta Maior, 30/5/2010);2) Ativismo digital: Movimento dos hackers pela transparêcia (FSP, 4/12/2010); poder x transparência x proteção (BBC sobre Wikileaks e diplomacia)
- Regulação da comunicação e convergência TV internet: a experiência da França. Entrevista com o Diretor Adjunto do Conselho Superior do Audiovisual (CSA) Francês, Emmanuel Gabla (novembro 2010).
- Eleições legislativas, EUA (outubro 2010): Los republicanos también ganan en las redes sociales (El País); GOP Beating Democrats with Social Media for Midterm Elections (PBS);
- Tendências da comunicação eletrônica: Jovens já se informam mais pela internet que pela TV (IGD Now, janeiro 2011); Para que serve o Twitter? Com a palavra o editor-chefe do The Guardian (Revista NovaE, novembro 2010); Google vs Facebook: la batalla por el futuro de internet (BBC, 17/11/2010); "Terceira Guerra Mundial". É assim que a revista The Economist trata a guerra entre as gigantes da computação, Google, Microsoft, Apple e Oracle. Clique aqui. O brasileiro é um dos povos mais ativos no Twitter. Leia a matéria "Twitter para brasileiro ver".
- Comunicação de governo: relações e ilegalidades nas relações entre governo e imprensa no Reino Unido (BBC, 21/1/2011); investimentos em mídia 2003-2010 (Fernando Rodrigues, FSP, 28/12/2010).
Vídeos ilustrativos de temas da comunicação:
- Assessoria de imprensa: Conversa com a imprensa. Fonte, meios de comunicação, regras da relação entre fontes e jornalistas, dicas para entrevistas e papel da assessoria de imprensa. Vídeo Secom da Presidência da República e Petrobras.
- Segmentação de público: Professora de ginástica de 133 kg ajuda alunos a perder peso. Fonte: BBC
- Publicidade: formatos pasteurizados. Como fazer uma propaganda eleitoral.
- Prazos: um grande problema para a comunicação. A entrevista que derrubou o Muro de Berlim. Fonte: BBC.
- Direito de resposta concedido a Leonel Brizola na Rede Globo (Youtube).
- Blogs: recuo nos procedimentos do Blog Fatos e Dados, da Petrobrás. Fonte: senador Aloízio Mercadante.
- Blog da Petrobras entrevista José Sérgio Gabrielli. Fonte: Petrobras.
- Rachel Sherazade https://www.youtube.com/watch?v=3aAQYMdcjoQ;
- Rachel Sheherazade explica opinião sobre a polemica do Adote um Bandido https://www.youtube.com/watch?v=AmU5tZsCi18
- Porta dos Fundos: BALA DE BORRACHA https://www.youtube.com/watch?v=RXJb5n3h8rg ; DURA https://www.youtube.com/watch?v=DyPb15CHdew ; Suborno https://www.youtube.com/watch?v=UUckYjoySBc
Formação de porta vozes:
- entrevista exclusiva do tipo "pinga-fogo" Fernando Haddad
- Formação de porta vozes: coletiva à imprensa com informações oficiais circunscritas Rodrigo Baena
- Formação de porta vozes: coletiva com apresentação de assunto técnico complexo suavizado por exemplos simples Evaristo Eduardo de Miranda, Embrapa Campinas
- Formação de porta vozes: coletiva com informações oficiais e de utilidade pública Celso Amorim
O Mercado de notícia
- Jânio de Freitas. Entrevista ao documentário "O mercado de notícias". O futuro dos jornais.
- Fernando Rodrigues: fonte, "off", o pacto com o jornalista.
- Luis Nassif, Direito de resposta, o poder de destruição de reputações na mídia e o pensamento único das grandes corporações midiáticas. No documentário "O Mercado de Notícias".
- José Roberto de Toledo, em "O Mercado de Notícias", fala sobre o viés no jornalismo e a importância do uso de dados.
Principais jornais do mundo
Links
Se você é estudante da disciplina Mídia e Política, clique aqui.
Adorei o blog, apesar de não ser sua aluna estou fazendo bom usos dos materiais disponíveis.
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