10 junho 2021

O sucesso individual consegue contornar uma injustiça coletiva?



Hattie McDaniel nasceu em 10 de junho 1893, em Wichita, Kansas (Estados Unidos). 

Ela começou a carreira como cantora e, segundo se tem registro, foi a primeira afro-americana a cantar em uma estação de rádio e ter sua voz transmitida por aquela novidade tecnológica de então. 

Passou a atuar no cinema nas décadas de 1930 e 40 e tornou-se a primeira atriz preta a ganhar um Oscar.  

Sua performance premiada foi no  papel da empregada doméstica escravizada, Mammy, no clássico "E o Vento Levou", filme de 1939

Na chamada "Meca do Cinema" (Hollywood), o código de autocensura, feito pelas grandes produtoras de cinema - chamado de Código Hays, em homenagem a seu criador, Will H. Hays – proibia cenas de romances interraciais e era recomendado que negros não fossem escalados para papéis violentos  – pelo menos, não aqueles em que batessem, ao invés de apanhar. 

Salvo raras exceções, os papéis "para negros" eram bastante específicos.

Mesmo com a fama, Hattie McDaniel foi impedida de estar com os demais atores durante a cerimônia de estreia de "E o Vento levou", em 15 de dezembro de 1939, no Loew's Grand Theatre, na cidade de Atlanta, Geórgia (cidade que é a retratada no filme). A lei de segregação racista impedia negros e brancos de frequentarem os mesmos espaços. O Grande Teatro de Atlanta era espaço exclusivo para brancos . 

Conta-se que o astro do filme, Clark Gable, ao saber da proibição, anunciou que não compareceria à estreia, mas acabou convencido do contrário pela pela própria Hattie McDaniell. 

O troco viria no ano seguinte, quando McDaniell ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme que ela estrelou.


Discurso proferido por Hattie McDaniel na cerimônia de entrega do Oscar:
“Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, membros da indústria cinematográfica e convidados de honra: este é um dos momentos mais felizes de minha vida, e quero agradecer cada um de vocês que me selecionaram a um dos seus prêmios por sua gentileza. Isso me fez sentir muito, muito humilde; e sempre o erguerei como um farol para qualquer coisa que eu possa fazer no futuro. Espero sinceramente ser sempre motivo de orgulho para a minha raça e para a indústria cinematográfica. Meu coração está pleno demais para lhes dizer como me sinto, e posso dizer obrigada e que Deus os abençoe.”

Apesar do papel estereotipado, Mammy dava ordens, ralhava e exercia alguma autoridade sobre seus patrões. Esta não seria uma maneira bastante sutil e, de certa forma, até perversa de se dizer uma grande mentira? 

Por exemplo, a mentira de que, não importa o que aconteça lá fora, no mundo que nos rodeia, entre quatro paredes você pode ser o que bem quiser e pode obter respeito até estando escravizado. A dúvida é: em regimes de exploração e injustiça institucionalizada, o respeito e a autoridade conquistados por alguns poucos não seriam uma exceção que confirma a regra?

O sucesso de Hattie no papel de Mammy levou a que a personagem de "E o Vento Levou" se tornasse a inspiração de outra figura popular: Mammy "Two Shoes" ("Dois Sapatos"). 

Mammy Two Shoes era a empregada doméstica que, vez ou outra, aparecia em episódios do desenho animado "Tom e Jerry".

A referência aos "Dois Sapatos" vinha do fato de que a personagem sempre aparecia da cintura para baixo, com destaque apenas para seus sapatos ou pantufas e meias. 

O recurso, aparentemente para dar destaque ao plano inferior onde perambulavam os personagens principais (o gato e o rato), é o mesmo utilizado em "cartoons" posteriores, como "A Vaca e o Frango", em que os pais da vaca e do frango sempre aparecem "sem cabeça".

No vídeo abaixo, Whoopi Goldberg apresenta o relançamento da coleção "Tom e Jerry - The MGM Hanna-Barbera Classics" e explica o contexto de fanatismo racista da época e o quanto isso se refletia em muitos estereótipos dos desenhos. A atriz faz uma justa homenagem à dubladora Lillian Randolph



Hattie McDaniel pode ser vista em todo o seu glamour e cantando com sua voz potente no filme "Thank Your Lucky Stars", de 1943, com Willie Best. A canção é "Ice Cold Katie".



Ao final de seus dias, diagnosticada com câncer, a atriz deu instruções para ser enterrada no cemitério "Hollywood Forever". Seu desejo não foi atendido. O cemitério também seguia a proibição racista de não aceitar negros, o que demonstra o quanto o racismo é uma instituição eternizada nas mais inimagináveis 
maneiras

Hattie McDaniel morreu em 1952 e seu corpo acabou sendo enterrado no campo de Angelus-Rosedalena cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA. 

As agruras da atriz e o último episódio que experimentou, mesmo morta, recolocam a pergunta: o sucesso individual consegue realmente contornar uma injustiça coletiva?  


Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hattie_McDaniel
https://www.youtube.com/watch?v=k_oEOdIBOpU
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/12/13/cultura/1576235728_595044.html
https://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-71723/biografia/
https://en.wikipedia.org/wiki/Lillian_Randolph










As manifestações proferidas neste blog são de caráter estritamente pessoal. 
 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.