23 setembro 2018

O pato extremista



Uma paródia do Pato Donald retrata o que acontece quando as pessoas transformam frustrações e desespero em inimigos públicos personificados, sejam eles pessoas ou grupos sociais.


Estimuladas por comunicadores extremistas e extremados, as pessoas incorporam essas narrativas paulatinamente e as tornam respostas agressivas e corriqueiras às suas dificuldades diárias. A ideia básica é a de manter o medo vivo dentro delas. Assustadas, tais pessoas aceitam soluções autoritárias como um mal menor diante do pavor que têm dos "inimigos públicos".

O vídeo original foi feito pela Rebellious Pictures e é apresentado pelo próprio Youtube como um exemplo de uso adequado  ("fair use")   de imagens compatíveis com os direitos autorais.

O desenho remixa vários filmetes clássicos do icônico Pato Donald, produzidos pela Walt Disney entre as décadas de 1930 a 1960. Pela lei de direitos autorais, paródias e vídeos de comentários que fazem referência a imagens já produzidas por outros podem ser admitidas legalmente como uso adequado de imagem. Não fere direitos autorais.

A tradução para o português foi adaptada para se referir a personalidades, coletividades e expressões mais habituais ao público brasileiro.

Assim,  Glenn Beck, o âncora raivoso que fez sucesso na Fox News, é traduzido como "Globo". Ao invés do México, país mais estigmatizado como grande ameaça à fronteira dos Estados Unidos, em seu lugar aparece a Venezuela, que se tornou alvo principal de crítica no Brasil. Barack Obama, o presidente que Beck odiava, está traduzido como Lula e Dilma. O Foro de São Paulo, Chico Buarque e Pablo Vittar são outros exemplos de uma tradução não literal, adaptada com referências mais familiares ao público brasileiro.

Fontes:
https://youtu.be/HfuwNU0jsk0
https://www.youtube.com/yt/about/copyright/fair-use/
 www.openculture.com/2010/10/donald_duck_discovers_glenn_beck_a_remix.html



Keywords:
Extremismo
Fascismo
Mídia e política
Comunicação














O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática.
As manifestações presentes neste blog são de caráter estritamente pessoal. 

Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.