25 agosto 2018

PT segue acertando em sua estratégia: registro da candidatura Lula trouxe de volta eleitores inclinados a votar branco ou nulo

A análise é feita com base na última pesquisa Datafolha pelo próprio Diretor do instituto, Mauro Paulino:

"... havia eleitores com vontade de votar em Lula ou tendendo a votar em Lula, mas que já não votavam porque achavam que ele não poderia concorrer. A partir do registro, da concretização do registro da candidatura, esses eleitores voltaram pro Lula e atingem agora um patamar próximo ao que ele tinha no passado, de 37 pontos percentuais."


A entrevista foi concedida ao jornalista Kennedy Alencar, em seu programa, "A política como ela é"

O trecho transcrito abaixo está disponível na entrevista a partir dos 27 minutos e 27 segundos:

Kennedy Alencar: eu tinha perguntado sobre o que, na tua opinião, explica essa força do Lula. Ele está numa cela, em Curitiba, ele está condenado, ele enfrentou a Lava Jato. Por que, mesmo assim, depois desse Calvário todo, ele atingiu essa marca de 39% no DataFolha?

Mauro Paulino: é interessante ver na pesquisa espontânea, que é comparável com anterior, que essa taxa do Lula, saiu dos brancos e nulos. Então havia eleitores com vontade de votar em Lula ou tendendo a votar em Lula, mas que já não votavam porque achavam que ele não poderia concorrer. A partir do registro, da concretização do registro da candidatura, esses eleitores voltaram pro Lula e atingem agora um patamar próximo ao que ele tinha no passado, de 37 pontos percentuais.

Kennedy Alencar: Por quê?

Mauro Paulino: Houve um momento importante na política brasileira que foi o momento em que Aécio sofreu as acusações. Nesse momento, grande parte dos eleitores, da população percebeu aquelas acusações muito centradas no PT não eram apenas responsabilidade do PT, eram responsabilidade também de todos os partidos.

Kennedy Alencar: que é a delação da JBS em Maio de 2017.

Mauro Paulino: Isso. Foi muito emblemático isso e a partir do momento em que todos estão envolvidos, aqueles que passaram pelo governo Lula e identificam melhoras na vida naquele período e relacionam isso diretamente à atuação do Lula passam a ter esperança de que e ele possa repetir aquilo.














O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática.
As manifestações presentes neste blog são de caráter estritamente pessoal. 

Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.