26 agosto 2017

Comparado a Portugal, o Brasil é que virou piada




Enquanto o Brasil segue na contramão, Portugal oferece um bom contraponto para sairmos da crise.


Nenhuma alternativa à austeridade? Essa mentira já foi derrubada
Owen Jones
Leia abaixo trechos (em tradução para o Português) do artigo de Owen Jones, colunista do jornal britâncio The Guardian (No alternative to austerity? That lie has now been nailed).


Desde que os bancos mergulharam o mundo ocidental no caos econômico, nos disseram que apenas cortes de gastos oferecem salvação econômica.
[...]

A metáfora economicamente inculta do orçamento familiar foi empregada incansavelmente - se você não deve gastar mais se estiver endividado, então, por que a nação deveria? - para popularizar uma falácia ideologicamente motivada.

Mas agora,

graças a Portugal, sabemos o quanto falhou a experiência de austeridade aplicada em toda a Europa. 

Portugal foi uma das nações europeias mais atingidas pela crise econômica. Depois de um resgate por uma troika, incluindo o Fundo Monetário Internacional, os credores exigiram rigorosas medidas de austeridade que foram adotadas com entusiasmo pelo então governo conservador de Lisboa.

Os serviços públicos foram privatizados, houve aumento do IVA [imposto sobre o consumo], foi criada uma sobretaxa sobre os rendimentos, os gastos do setor público e as pensões foram reduzidas,  benefícios foram cortados e a jornada de trabalho foi ampliada.

Em um período de dois anos, os gastos com educação sofreram um corte devastador de 23%. Os serviços de saúde e a proteção social também sofreram. As consequências humanas foram terríveis. O desemprego atingiu um pico de 17,5% em 2013; Em 2012, houve um salto de 41% nas falências da empresa; E a pobreza aumentou.

A lógica era que isso tudo era necessário para curar a doença do excesso de gastos.

No final de 2015, esse experimento chegou ao fim. Um novo governo, socialista, com o apoio de partidos de esquerda mais radicais, assumiu o cargo.

O primeiro-ministro, Antônio Costa, prometeu "virar a página da austeridade". Ela havia feito o país retroceder três décadas, disse ele. 

Os opositores do governo predisseram um desastre - "economia vudu", apelidaram. Talvez um outro resgate financeiro seria acionado, levando à recessão e a cortes até mais acentuados.

Antes disso, havia um precedente: o [partido] Syriza havia sido eleito na Grécia apenas alguns meses antes, e as autoridades da zona do euro não estavam dispostas a permitir que essa experiência fosse bem-sucedida. Como Portugal poderia evitar sua própria tragédia grega?

A lógica econômica do novo governo português foi clara. Os cortes haviam suprimido a demanda: para uma recuperação genuína, a demanda teria que ser impulsionada.

O governo prometeu aumentar o salário mínimo, reverter os aumentos de impostos regressivos [ou seja, desfazer a lógica perversa atual de que quem ganha menos - os mais pobres e a classe média - paga mais, e os ricos pagam menos], devolver os salários e as pensões do setor público aos níveis anteriores à crise - os salários de muitos despencaram em 30% - e reintroduzir quatro feriados públicos cancelados. 

A proteção social às famílias mais pobres foi reforçada, enquanto uma taxa sobre bens de luxo foi imposta a casas no valor de mais de 600.000 Euros (£ 550.000).

O desastre prometido não se materializou. 

No outono de 2016 - um ano depois de assumir o poder - o governo poderia se orgulhar de um crescimento econômico sustentado e um salto de 13% no investimento das empresas. E este ano, os números mostraram que o déficit diminuiu mais da metade, para 2,1% - menor do que em qualquer momento desde o retorno da democracia, há quatro décadas.

Na verdade, esta é a primeira vez que Portugal alcançou as metas fiscais da zona do Euro. Enquanto isso, a economia cresceu por 13 trimestres consecutivos.

Durante os anos de cortes de gastos, as organizações de caridade alertaram sobre uma "emergência social". Agora, o governo português pode se apresentar como um modelo para o resto do continente.

"A Europa escolheu a linha de austeridade e teve resultados muito pior", declarou o ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral. "O que estamos mostrando é que, com uma política que reúne renda às pessoas de forma moderada, as pessoas ganham mais confiança e retornam investimentos".

Portugal aumentou o investimento público, reduziu o déficit, reduziu o desemprego e trouxe crescimento econômico sustentado. Nos disseram que isso era impossível e francamente delirante. 
[...]
O sucesso de Portugal é inspirador e frustrante. Toda essa miséria humana na Europa - e para que? E a Grécia, onde mais da metade dos jovens caiu no desalento do desemprego, onde os serviços de saúde foram dizimados, onde a mortalidade infantil e o suicídio aumentaram? E a Espanha, onde centenas de milhares foram expulsos de suas casas? E a França, onde a insegurança econômica alimentou o surgimento da extrema direita?

Portugal e Grã-Bretanha também oferecem lições para a social-democracia. Após o colapso dos banqueiros, os partidos social-democratas abraçaram a austeridade. O resultado? Colapso político. Na Espanha, o apoio aos socialistas caiu de 44% para os 20 baixos, enquanto o radical esquerdo de Podemos comeu em seu voto. Na Grécia, o Pasok quase desapareceu como força política. Na França, os socialistas alcançaram pouco mais de 6% na primeira rodada das eleições presidenciais deste ano. E na Holanda, este ano, o Partido Trabalhista caiu de um quarto das votações para menos de 6%.


Em contrapartida, os dois partidos social-democratas que romperam com a austeridade - em Portugal e Grã-Bretanha - agora estão melhores do que quase todos os seus homólogos europeus. Na verdade, as pesquisas mostram os socialistas de Portugal agora a 10 pontos de distância à frente do partido de direita do país.

A austeridade da Europa tem sido justificada com o mantra "não há alternativa", destinada a empurrar a população para a submissão: temos que ser adultos e viver no mundo real, afinal.

Portugal oferece uma forte reprimenda. A esquerda da Europa deve usar a experiência portuguesa para remodelar a União Européia e se contrapor à austeridade em toda a zona do euro. Na Grã-Bretanha, o Partido Trabalhista pode se sentir mais encorajado ao romper com a ordem econômica dos conservadores.

Ao longo da década perdida da Europa, milhões de nós consideramos que haveria uma alternativa. Agora temos a prova.





Leia também:
Portugal está superando crise econômica sem recorrer a fórmulas de austeridade, diz Economist (matéria da BBC).








O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática.
 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.