10 dezembro 2015

Instituições de accountability no Brasil

Estudo coordenado pelo cientista político Fernando Filgueiras, da UFMG.

A pesquisa avalia que o principal problema para o enfrentamento das irregularidades da gestão pública, especialmente nos municípios, é a falta de cooperação e coordenação do sistema de instituições de accountability. 


Há avanços no que tange à qualidade das instituições do sistema de accountability, as quais passaram por processos de mudanças consideráveis desde a redemocratização. Entretanto, o momento exige que esforços de cooperação e coordenação sejam necessários para fazer avançar não apenas o desenvolvimento institucional, mas também o desenvolvimento processual necessário para o sequenciamento das atividades do sistema de instituições.

 

FILGUEIRAS, Fernando. Instituições de accountability no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

Leia o relatório 1
O primeiro relatório apresenta os resultados alcançados com o projeto “O fortalecimento das instituições de accountability no Brasil”, realizado pelo Centro de Referência do Interesse Público da Universidade Federal de Minas Gerais.


Leia o Relatório 2: "O desenvolvimento da transparênciae a Copa do Mundo de 2014"












O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática. Ou será um país de Estado ineficiente, capturado por interesses escusos, com governos fracos, oposição golpista, imprensa hipócrita e cercado por egoístas e intolerantes.
 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.