26 novembro 2013

Aprenda a pesquisar o voto de cada senador




Acompanhar as atividades dos parlamentares e saber como cada senador vota é uma das reivindicações dos cidadãos. A informação está disponível no site do Senado, mas nem todos os internautas sabem como pesquisá-la. Para facilitar a busca, a Agência Senado preparou um tutorial em vídeo que ensina, em menos de dois minutos, como descobrir essa informação.

É importante lembrar que essa informação só está disponível quando o projeto é votado nominalmente, em votação aberta. Quando um projeto é aprovado ou rejeitado em votação simbólica, após acordo entre os senadores, não é possível individualizar os votos.

Se preferir, o internauta pode seguir estas instruções para descobrir como cada senador votou em um projeto:

1 – entre no site no Senado (http://www.senado.leg.br)

2 – Clique em Atividade Legislativa, no menu superior

3 – Escolha o tipo de proposição a ser pesquisada.

4 – Coloque o número da proposição e o ano em que foi apresentada. Em seguir, clique “Pesquisar”. Há diversas ferramentas para efetuar a pesquisa quando o internauta não souber todos esses dados.

5 – Na página seguinte, clique na identificação do projeto.

6 – Será aberta uma nova janela com as informações principais sobre o projeto. Nessa janela, clique na guia “Tramitação”. Não se esqueça de desbloquear os pop-ups do site do Senado no seu navegador. Caso contrário, a janela não se abrirá.

7 – Na guia “Tramitação”, procure pela informação “Votação Nominal”, em vermelho. Basta clicar aí.

8 – Pronto: a nova janela mostra como votou cada senador. No pé na página é exibido uma legenda explicando o que significa cada código.


Fonte: Agência Senado.

 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.