20 dezembro 2011

Péssimo exemplo

Governo de São Paulo, ao invés de aumentar a carga horária de seus alunos, reduz o tempo de aula do Ensino Médio em 4 matérias fundamentais: História (menos 25%), Matemática (17%), Geografia (14%) e Português (8%).



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SP reduz aula de história, português e matemática 

Matéria de Fábio Takahashi e Patrícia Gomes, 
Publicada na Folha de São Paulo, 20/12/2012


A partir de 2012, a Secretaria de Estado da Educação de SP vai reforçar o ensino de sociologia, filosofia e artes. Para isso, reduzirá disciplinas que mais aparecem nos vestibulares. No diurno, cairá 25% a carga de história e 14% a de geografia. Aulas de apoio ao vestibular serão extintas nos dois turnos.

No noturno, haverá queda de 8% em língua portuguesa e de 17% em matemática.

Na prática, com as alterações, as disciplinas de artes, filosofia e sociologia terão a mesma carga que física, química, biologia, história e geografia – duas horas semanais em cada série, nos dois turnos.

SP reforça sociologia, filosofia e artes, mas corta aula tradicional

Secretaria da Educação define nova grade curricular, que vale a partir do ano que vem nas escolas estaduais

Turno diurno terá carga menor de história e geografia; já no noturno, diminuem aulas de português e matemática

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A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo vai reforçar, a partir do ano que vem, o ensino das disciplinas de sociologia, filosofia e artes. Para isso, vai cortar o número de aulas de matérias que tradicionalmente caem mais no vestibular.

No período diurno, a alteração acarreta diminuição de 25% na carga horária de história e 14% na de geografia ao longo do ensino médio, além da extinção do apoio curricular para estudantes do terceiro ano -disciplina obrigatória de aprofundamento, com seis horas semanais, que ajudava na preparação dos alunos para o vestibular.

Já no período noturno, a mudança provoca a diminuição nas aulas de língua portuguesa e matemática.

Na prática, com as alterações, o Estado de São Paulo põe as disciplinas de artes, filosofia e sociologia com a mesma carga horária que física, química, biologia, história e geografia -duas horas semanais em cada série, no diurno e no noturno.

Para Emerson Teodoro, diretor do cursinho popular 20 de Novembro, que atende a alunos da rede estadual, a mudança é preocupante, uma vez que tira matérias importantes em todos os vestibulares para dar ênfase a artes, sociologia e filosofia, que aparecem como coadjuvantes nos exames.

"A preparação para o vestibular será comprometida. A defasagem [com relação às escolas particulares] é clara."

Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores estaduais), diz que falta um debate audacioso, inclusive sugerindo o aumento da carga horária.

"A proposta pedagógica do Estado não está bem desenvolvida. O quadro curricular não deve ser tratado como um joguinho de xadrez", diz.

Em nota, a secretaria informou que as alterações visam equilibrar o desenvolvimento das áreas do conhecimento. A pasta disse ainda que as alterações foram decididas a partir de reuniões que tiveram a participação de mais de 20 mil profissionais.

"Ficou estabelecido também que nenhuma disciplina teria menos de duas aulas semanais", disse a secretaria.

MUDANÇA DE PLANOS

As mudanças divergem da proposta inicial da secretaria que foi discutida neste ano pelas escolas da rede.

O plano preliminar previa a redução da carga de aulas de português e matemática para o ensino médio diurno.

Além disso, o aluno do terceiro ano poderia escolher disciplinas mais voltadas à carreira que prestaria no vestibular, optando por uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.

Na época em que o debate foi revelado pela Folha, em setembro deste ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reagiu e se mostrou contrário à diminuição das aulas de português e matemática.



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