14 julho 2010

Re-visões do desenvolvimento

João Sicsu, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA e professor doutor do Instituto de Economia da UFRJ analisa, em artigo, os projetos em disputa em 2010. 

Segundo Sicsu, "os últimos 20 anos marcaram a disputa de dois projetos para o Brasil. Há líderes, aliados e bases sociais que personificam essa disputa". Lula, de um lado; FHC, do outro. Dilma versus Serra.

"O projeto de desenvolvimento liderado pelo presidente Lula se tornou muito mais claro no seu segundo mandato – quando realizações e ações de governo se tornaram mais nítidas".

O articulista chama a atenção para um aspecto curioso, para dizer o mínimo. Normalmente, quando se fala em eleições, se informa claramente quem é o candidato do governo e quem é o da oposição. No caso brasileiro, porém, a grande imprensa parece dedicada a mitigar essas diferenças, e não a delimitar claramente os campos em disputa.

O artigo traz alguns números que contrastam os resultados significativos alcançados por Lula, comparados aos de FHC, tímidos ou negativos.

Acesse o artigo publicado na Carta Maior.
Acesse o artigo em sua versão original, publicado na revista Inteligência, com tabelas elucidativas.


Enviar email para o blog de Antonio Lassance
Me siga no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.