10 maio 2010

Trabalhos, pesquisas e avaliações

Pesquisa em Mídia e Política

Orientações para a pesquisa em Mídia e Política.
Próximos passos:
  • Use a sua quinta-feira (10 de junho) para completar ou refazer sua pesquisa e transformá-la em tabelas e gráficos que você possa usar em sua análise. 
  • Revise sua sintaxe e tenha certeza de que ela retorna dados que dizem respeito ao seu tema. Se achar que há problemas, teste novas sintaxes e veja se elas depuram melhor seus resultados.
  • Até 14 de junho (segunda-feira), quando tiver certeza de que está tudo certo com seus dados, você deve enviar sua planilha Excel para o email do professor . Verifique se todos os dados foram preenchidos e se os gráficos foram feitos corretamente. Recomenda-se a feitura de pelo menos três gráficos: 1) Gráfico dos dados dos três veículos tradicionais utilizados (jornais ou revistas); 2) Gráfico com os dados dos domínios ".com.br", ".gov.br" e ".org.br"; 3) Gráfico completo (todos os dados). Qualquer dúvida sobre o uso de Excel, veja de novo aquela aula no Youtube.Neste dia (14/6), não haverá aula (não será feita chamada), mas um plantão tira-dúvidas do professor, que estará na sala 111, das 19h15min às 20h45min. Os que tiverem dúvidas devem vir com sua planilha e gráficos impressos. 
  • Dia 17 de junho (quinta-feira): comece ou adiante seu artigo. Use seu texto de apresentação (aquele que você fez baseado na cronologia) como introdução ao tema. Não se esqueça, claro, de colocar um título e o seu nome no artigo. Reforçando uma orientação já feita anteriormente: use como modelo de artigo o que pode ser visto aqui. Cole suas tabelas e gráficos e faça um tópico do artigo explicando os números. Finalmente, faça um tópico com suas conclusões sobre o tema e o tratamento ou repercussão obtido em cada domínio das mídias pesquisadas.  
  • Lembre-se de enviar o artigo em formato ".doc" ou ".rtf" (você acha essas opções no seu Word).

  • Dia 21 de junho é o prazo final para o envio do artigo, por email. Note que este prazo já está sendo ampliado (o prazo previsto inicialmente pelo plano de ensino era o dia 17 de junho). Não serão aceitos trabalhos para além deste prazo, pois não haverá tempo hábil de lançamento no sistema.
Bom trabalho.

Postagem anterior: 
  • Atenção para o prazo de 3 de junho para o envio de texto de apresentação do seu tema.
  •  Arquivo em Excel (planilha básica para montar sua tabela). Clique para abrir. Obs: após abrir, use "File", "download" e grave como arquivo Excel (xls).
Postagens anteriores
Primeiro trabalho: escolha um tema relevante da conjuntura e que tenha tido uma razoável exposição na mídia, entre abril e maio. Deve versar sobre política ou políticas públicas. Pode ser um assunto do Brasil ou internacional. 

Temas já escolhidos até o momento:
- Passe livre
- "Minha Casa, Minha Vida"
- Campanha da Vacinação H1N1
- Pré-sal
- Ficha limpa

- Mensalão do Democratas - DF
- Candidatura de Marina Silva
- Programa do PT (rádio e tv) e atuação do TSE

- inflação no Brasil
- Plano Nacional de Banda Larga
- Repercussão na mídia das pesquisas pré-eleitorais para presidente
- Visita do presidente Lula ao Irã

- Pesquisas eleitorais no DF para governador
- Crack e as posições na mídia 
- Reativação da Telebrás
- Punições do TSE a campanhas antecipadas
- Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH3
Orientações: 
1) Envie um email ao professor (lassanceblog@gmail.com). No campo de assunto do email, escreva o tema de sua escolha (seja claro sobre qual assunto você vai pesquisar). No corpo da mensagem, faça um pequeno resumo dizendo do que se trata. Prazo: quinta-feira, 20/5
Você terá o tempo de aula do dia 20/5 para pesquisar jornais ou portais de notícias e verificar se o tema atende ao critério de razoável exposição na mídia entre abril e maio. Dica: use o Google News (http://news.google.com.br/) para ver como o tema que você imaginou apareceu na mídia nos últimos 30 dias. 
2) Aguarde a confirmação do professor sobre o seu tema. Seu tema só correrá o risco de não ser confirmado se: a) for o mesmo de alguém que já o tenha escolhido; b) não for relevante, nem exposto na mídia; c) não relacionar-se a política ou políticas públicas.
3) Se seu tema for confirmado, você deve realizar uma cronologia do assunto, ou seja, dizer que fatos relacionaram-se a esse assunto e as datas em que eles aconteceram, e mandar no email do professor. Prazo: domingo, 23/5. Dica: você pode aproveitar a própria pesquisa feita no Google News (http://news.google.com.br/) para construir a cronologia. 

*Legenda da foto: capa da primeira edição da famosa revista "O Cruzeiro", em 10 de novembro de 1928. Por décadas, "O Cruzeiro" foi a revista mais vendida e mais conhecida do País. 
Este e outros veículos podem ser conhecidos no portal Memória Viva, que faz um excelente trabalho de resgate da memória cultural do Brasil.


Trabalho sobre o texto de
LIMA, Venício. Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno. Carta Maior,
21/05/2009. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4350 Acessado em 28/02/2010 

Para os estudantes da disciplina Mídia e Política, UDF, 1º semestre de 2010, 
Professor Antonio Lassance.

1) Quais os pontos em comum e as diferenças entre as opiniões de Venício Lima e de Bernardo Kucinski (texto do exercício anterior) em relação à internet?
2) Veja a apresentação em slides abaixo. Que números apresentados coincidem ou reforçam os argumentos de Venício Lima?

Orientações:
- Poste a resposta como comentário a esta postagem;
- Prazo final: 16 de maio (domingo).