06 março 2010

Perguntas (MARCASSA)

Primeiro trabalho
Com base no texto, responda:
1) O que é a família e qual foi a importância da proibição do incesto para a criação dos laços de parentesco?
2) O que é o patriarcalismo e qual era a condição da mulher e dos filhos nas sociedades patriarcais? Que tipo de poder tinha o pai?
3) Como surge a propriedade privada e qual a importância do Estado para manter as relações de propriedade?

Texto de referência:
MARCASSA. A origem da família, da propriedade privada e do Estado - Friedrich Engels.
Clique aqui para abrir e ler o texto.

Orientações:
  • Para responder, use a opção, logo abaixo, de " postar um comentário".
  • Responda sem usar o "copiar e colar". Use suas palavras, mas também os conceitos utilizados pela autora do texto.
  • Revise o texto antes de enviar. Faça frases curtas e claras.
  • Lembre-se de identificar-se, com nome completo, matrícula e email, para que seu trabalho seja registrado e possa ser lançado em sua menção final.
  • Quaisquer dúvidas, basta mandar um email para lassanceblog@gmail.com
  • Prazo final: 19/3.
Bom trabalho.

4 comentários:

  1. Caros alunos, caras alunas,

    Por enquanto, os materiais didáticos da disciplina só estão disponíveis neste blog, tendo em vista que nossa turma ainda não está cadastrada no sistema da Unieuro.
    Atenciosamente,
    Prof. Lassance.

    ResponderExcluir
  2. Elder Ramalho17/03/2010, 08:58

    1- Segundo o texto a expressão família foi inventada pelos romanos para designar um novo organismo social cujo chefe mantinha sob seu poder a mulher, os filhos e certo número de escravos. A invenção do incesto é o passo deciso para organização da família. Família consaguínea: Não se pode ter relação sexual entre pais e filhos. Família Panaluana: Não se podia ter relações sexuais entre irmãos e irmãs. Família Sindiásmica: Matrimônio por pares embora a poligamia e a infidelidade permaneça como um direito dos homens. Família Monogâmica: Onde o casal seria fiel um ao outro, em um primeiro momento só as mulheres devia respeitar essa regra.

    2- O patriarcado é uma forma de família onde o chefe da família mantinha sob seu poder a mulher, os filhos e certo número de escravos. Em Roma o pátrio pode dava poder de vida ou morte ao chefe de família.

    3- Em decorrência do poder paterno que facilitava a acumulação de riquezas na família. A riqueza passa a ser valorizada e respeitada como um bem supremo e as instituições são pervertidas para justificar a aquisição de riquezas pelo roubo e pela violência onde sente-se a necessidade que assegurasse as riquezas individuais contra a tradição comunista gentílica que consagra a propriedade privada e este mesmo serviria para regular as novas formas de aquisição este ente permite a classe possuidora explorar a classe não possuidora, eis o estado. A partir daí nasce as divisões das classes sociais. Em Atenas por exemplo se divide em 3 classes sociais: os nobres, os agricultores e os artesãos.

    Elder Ramalho
    Direito - Unieuro 1º semestre (noturno)

    ResponderExcluir
  3. Respostas:

    Questão 1:

    Segundo Mascassa Familia seria o estabelecimento de laços consanguíneos, o que só acontece de forma clara com a proibição do incesto, pois até então era dificil determinar quem tinha vínculo consanguíneo com quem, já que as relações sexuais entre pais e filhos eram permitidas, com o incesto determinasse a relação pai-filho.

    Questão 2:

    Patriarcalismo era uma forma de familia na qual o homem tinha todo o poder econômico sobre a mulher e os filhos.
    Da mulher exigia-se uma castidade e uma fidelidade rigorosas, sendo conciderada mera reprodutora, pois o homem precisava ter certeza que os filhos gerados por ela seriam seus herdeiros legítimos, pois os filhos tinham o papel de herdar a riqueza do pai e cuidar da mesma.

    Questão 3:

    A propriedade privada surge com o poder do patriarca de acumular riquezas dentro da própria familia em detrimento da organização gentilica.
    O Estado surge para " assegurar as riquezas individuais contra a tradição gentilica" e que " garantisse o direito da classe possuidora explorar a não possuidora".


    Roger Alvarenga Santullo
    História do Direito; Dreito 1ºsemestre UNIEURO-ASA NORTE
    Email: cadeirante29@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Respostas do Questionário:

    1- Criado pelos romanos para designar um novo organismo social,o termo família refere-se a um conjunto de parentes de uma pessoa.Na época primitiva tolerava-se relações sexuais entre pais e filhos,irmãos e irmãs,e pessoas de diferentes gerações, pois não havia barreiras impostas pela cultura.Com isso não havia relações matrimôniais nem descendências organizadas de acordo com sistemas de parentesco culturalmente definidos.No momento em que o incesto é proibido começa-se a se instituir as gens , os círculos fechados de parentes consanguíneos .Observa-se também o matrimônio por pares.A partir dai é que se tem uma organização de descendências e de famílias.

    2-O efeito do patriarcado é poder exclusivo do homem dentro da família.O patriarcalismo baseia-se no predomínio do homem que tem por finalidade procriar filhos para que estes na qualidade de herdeiros diretos entrem na posse de bens de seu pai.Com essa forma de família os laços conjugais passam a ser mais sólidos cabendo somente ao homem rompe-los a quem também se concede o direito de infidelidade.À mulher era exigido que guardasse uma castidade e fidelidade conjugal rigorosa entretanto ela nao representava para o homem mais que a mãe de seus filhos.

    3-O surgimento da propiedade privada esta relacionado com a criação da divisãao social do trabalho, quando suge a divisao de classes sociais entre o propietário e o nao-propietário
    A riqueza e a posse passam a ser mais valorizadas dando fim a propiedade coletiva e passando para a propiedade privada.Ao Estado cabia assegurar as riquezas individuais contra a tradição comunista e consagrar a propiedade privada regulando as novas formas de aquisição. Cabia ao Estado garantir o direito da classe possuidora em explorar a classe nao-possuidora.


    Aluno: Áquila de Macêdo Salustiano da Silva
    Matricula:DT10049N1C3
    aquilamss@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.