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10 maio 2010

Trabalhos, pesquisas e avaliações

Pesquisa em Mídia e Política

Orientações para a pesquisa em Mídia e Política.
Próximos passos:
  • Use a sua quinta-feira (10 de junho) para completar ou refazer sua pesquisa e transformá-la em tabelas e gráficos que você possa usar em sua análise. 
  • Revise sua sintaxe e tenha certeza de que ela retorna dados que dizem respeito ao seu tema. Se achar que há problemas, teste novas sintaxes e veja se elas depuram melhor seus resultados.
  • Até 14 de junho (segunda-feira), quando tiver certeza de que está tudo certo com seus dados, você deve enviar sua planilha Excel para o email do professor . Verifique se todos os dados foram preenchidos e se os gráficos foram feitos corretamente. Recomenda-se a feitura de pelo menos três gráficos: 1) Gráfico dos dados dos três veículos tradicionais utilizados (jornais ou revistas); 2) Gráfico com os dados dos domínios ".com.br", ".gov.br" e ".org.br"; 3) Gráfico completo (todos os dados). Qualquer dúvida sobre o uso de Excel, veja de novo aquela aula no Youtube.Neste dia (14/6), não haverá aula (não será feita chamada), mas um plantão tira-dúvidas do professor, que estará na sala 111, das 19h15min às 20h45min. Os que tiverem dúvidas devem vir com sua planilha e gráficos impressos. 
  • Dia 17 de junho (quinta-feira): comece ou adiante seu artigo. Use seu texto de apresentação (aquele que você fez baseado na cronologia) como introdução ao tema. Não se esqueça, claro, de colocar um título e o seu nome no artigo. Reforçando uma orientação já feita anteriormente: use como modelo de artigo o que pode ser visto aqui. Cole suas tabelas e gráficos e faça um tópico do artigo explicando os números. Finalmente, faça um tópico com suas conclusões sobre o tema e o tratamento ou repercussão obtido em cada domínio das mídias pesquisadas.  
  • Lembre-se de enviar o artigo em formato ".doc" ou ".rtf" (você acha essas opções no seu Word).

  • Dia 21 de junho é o prazo final para o envio do artigo, por email. Note que este prazo já está sendo ampliado (o prazo previsto inicialmente pelo plano de ensino era o dia 17 de junho). Não serão aceitos trabalhos para além deste prazo, pois não haverá tempo hábil de lançamento no sistema.
Bom trabalho.

Postagem anterior: 
  • Atenção para o prazo de 3 de junho para o envio de texto de apresentação do seu tema.
  •  Arquivo em Excel (planilha básica para montar sua tabela). Clique para abrir. Obs: após abrir, use "File", "download" e grave como arquivo Excel (xls).
Postagens anteriores
Primeiro trabalho: escolha um tema relevante da conjuntura e que tenha tido uma razoável exposição na mídia, entre abril e maio. Deve versar sobre política ou políticas públicas. Pode ser um assunto do Brasil ou internacional. 

Temas já escolhidos até o momento:
- Passe livre
- "Minha Casa, Minha Vida"
- Campanha da Vacinação H1N1
- Pré-sal
- Ficha limpa

- Mensalão do Democratas - DF
- Candidatura de Marina Silva
- Programa do PT (rádio e tv) e atuação do TSE

- inflação no Brasil
- Plano Nacional de Banda Larga
- Repercussão na mídia das pesquisas pré-eleitorais para presidente
- Visita do presidente Lula ao Irã

- Pesquisas eleitorais no DF para governador
- Crack e as posições na mídia 
- Reativação da Telebrás
- Punições do TSE a campanhas antecipadas
- Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH3
Orientações: 
1) Envie um email ao professor (lassanceblog@gmail.com). No campo de assunto do email, escreva o tema de sua escolha (seja claro sobre qual assunto você vai pesquisar). No corpo da mensagem, faça um pequeno resumo dizendo do que se trata. Prazo: quinta-feira, 20/5
Você terá o tempo de aula do dia 20/5 para pesquisar jornais ou portais de notícias e verificar se o tema atende ao critério de razoável exposição na mídia entre abril e maio. Dica: use o Google News (http://news.google.com.br/) para ver como o tema que você imaginou apareceu na mídia nos últimos 30 dias. 
2) Aguarde a confirmação do professor sobre o seu tema. Seu tema só correrá o risco de não ser confirmado se: a) for o mesmo de alguém que já o tenha escolhido; b) não for relevante, nem exposto na mídia; c) não relacionar-se a política ou políticas públicas.
3) Se seu tema for confirmado, você deve realizar uma cronologia do assunto, ou seja, dizer que fatos relacionaram-se a esse assunto e as datas em que eles aconteceram, e mandar no email do professor. Prazo: domingo, 23/5. Dica: você pode aproveitar a própria pesquisa feita no Google News (http://news.google.com.br/) para construir a cronologia. 

*Legenda da foto: capa da primeira edição da famosa revista "O Cruzeiro", em 10 de novembro de 1928. Por décadas, "O Cruzeiro" foi a revista mais vendida e mais conhecida do País. 
Este e outros veículos podem ser conhecidos no portal Memória Viva, que faz um excelente trabalho de resgate da memória cultural do Brasil.


Trabalho sobre o texto de
LIMA, Venício. Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno. Carta Maior,
21/05/2009. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=4350 Acessado em 28/02/2010 

Para os estudantes da disciplina Mídia e Política, UDF, 1º semestre de 2010, 
Professor Antonio Lassance.

1) Quais os pontos em comum e as diferenças entre as opiniões de Venício Lima e de Bernardo Kucinski (texto do exercício anterior) em relação à internet?
2) Veja a apresentação em slides abaixo. Que números apresentados coincidem ou reforçam os argumentos de Venício Lima?

Orientações:
- Poste a resposta como comentário a esta postagem;
- Prazo final: 16 de maio (domingo).

18 comentários:

  1. Lassance, vou começar a responder da questão dois, pois estou no serviço, e vou re-ler o texto do Kunciski, e só vou poder responder mais tarde, porque senão a cadeia pesa para os outros companheiros, okay?

    2-Os slides reforçam coincidem e reforçam os argumentos de Venício Lima, pois analisando os dados apresentados no slide vão de encontro com o ponto em que Venício foca, ou seja, a importância das redes sociais no uso da internet.
    Nos slides, o estudo da força dos blogs reforçam os argumentos Venício, quando demonstram a atuação dos blogs, tanto, no entretenimento, e como forte de informação.
    Os slides de 3 a 7 coincidem sobremaneira com as explanações feitas por Venício, pois, demonstram o espaço que as mídias sociais consomem, como quando Lima demonstra na escala de consumo de mídias.

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  2. Venicio Lima e Bernardo Kucinski concordam principalmente no beneficio do crescimento do uso da internet em detrimento da mídia tradicional e que a mídia tradicional se mostra sem rumo para alterar esta tendência.Venicio ainda destaca o crescimento e o poder das redes sociais, já Kucinski observa que a transmissão de noticias cada vez mais sai do monopólio dos grandes grupos e se democratiza.
    Os números concordantes com o que Venicio Lima apresenta que 26% dos resultados de informação solicitadas ao Google são produzidas por consumidores do próprio Google e que também a quantidade de postagens em blogs pelo mundo é da ordem de 17 por segundo, reforçando assim o poder das redes sociais.

    Fabiano Praça.
    0723479

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  3. Kucinski diz que a internet é uma mídia bem mais interativa do que jornais e TV, até porque, seus recursos são bem mais específicos para exercer a interatividade, o que pouco acontece e seus custos são maiores com TV e jornais. Kucinski também enfatiza a democratização da informação, celebrando a terceirização do jornalismo, uma comunicação libertária. Venício Lima diz, de acordo com pesquisas, que informações reveladas por elas mostram o interesse dos usuários da internet em participar e interferir e mais ainda, produzem o seu próprio conteúdo na rede. E que a televisão está perdendo o seu espaço para a internet. Outro ponto em comum entre os dois autores se remete às redes sociais, que é um dos segmentos mais acessados atualmente, e mais ainda no Brasil. As pesquisas apresentadas por Lima se associam aos fatos apresentados por Kucinski no que diz respeito ao jornalismo da rede, que cada vez mais, ganha espaço em cima da mídia impressa. O baixo custo da internet x televisão também é citado no texto de Lima, principalmente no que diz respeito ao faturamento, que na internet é significantemente maior do que na televisão.
    Redes sociais, entretenimento e principalmente as fontes de informações como os blogs são apresentados pelos slides coincidindo com os pontos apresentados por Venício Lima. A forma de consumo estabelecido pelas mídias e seu espaço de consumo social que ela apresenta são fatos relacionados com os de Lima, principalmente nos slides 3, 4, 5, 6 e 7.


    Michelle de Oliveira
    Mat: 071249-3

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  4. essa ultimo comentário é de autoria de Rairon Murada MAT: 0606332

    esqueci de colocar meu nome.

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  5. 1 - A população tem dado maior importância à internet em relação às demais fontes de mídia. Em grande parte, isso se deve principalmente na força e credibilidade que a televisão perdeu o que se refere a produção jornalística e suas notícias tendenciosas. Na intenção de fugir desse labirinto, o brasileiro comum criou novas alternativas para alimentar seu entretenimento. A evolução tecnológica também ajudou na diminuição do consumo de mídia como os jornais impressos e radiodifusão, que durante o século passado dominavam as principais formas de comunicação. Tanto Lima e Kucinski admitem que a televisão perdeu, com a criação da internet, espaço nas principais camadas consumidoras, nesse momentos os indivíduos de alguma maneira perceberam a real intenção dos detentores da TV no Brasil, e essa preferência acabou com a hegemonia televisiva.

    2 - Numa análise geral, o brasileiro dedica mais tempos as mídias sociais. Um dado pode salientar a resposta acima. O brasileiro passa praticamente 23hs mensais na internet, seja fazendo o que for, ele deixa a televisão de lado e supri tudo isso em site de relacionamentos, blogs, etc. Esse fator é causado pela facilidade que é encontrada no acesso a internet e sites que ele procura para, antes de mais nada, manter-se informado. Num segundo plano, usa a internet como meio de diversão, como jogos e outros sites. As mídias sociais influenciam a população justamente pela competitividade e independêcia jornalística faz com que jornalistas sérios passe a mostrar um nível maior de imparcialidade, o que a população necessita.

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  6. Kucinski defende dois pontos em comum com Venício Lima quanto o assunto é Internet, o primeiro a organização social através da rede, e uma maior liberdade e interferência do usuário no sistema.
    Venício Lima, em seu artigo “ Internet VS. Mídia tradicional: mudança sem retorno”, usa como embasamento pesquisas realizadas por dois grupos, a associação Delloitte Touche Tohmatsu e a consultoria Harrison Group que estudaram as alterações da mídia e o comportamento de seu público com a entrada da internet no mercado. Com os dados fornecidos Lima demonstra que a mídia estabelecida até hoje perde o encantamento perante seus espectadores no Brasil, a Internet passa a dominar boa parte do mercado. O perfil desse usuário é de um consumidor ativo que deseja participar e inferir e criar conteúdo, o que era praticamente impossível nos modelos tradicionais conhecidos, como a televisão e os jornais impressos.
    A internet trás um usuário ativo e coloca em xeque o mito da passividade do leitores, ouvintes e telespectadores. As redes sociais trazem uma cultura convergente, que passa a interferir nas organizações de conteúdo de outros meios de comunicação.

    Questão 2 – dados 70 milhões de blogs – segundo a Techonorati
    1,5 milhão de posts por dia
    Tempo médio mensal de acesso no Brasil 22h34
    39 milhões de brasileiros com acesso a net
    13% criam ou atualizam blogs
    64% participam de site de relacionamento
    Segundo os jornalistas entrevistados os blogs interferem nas pautas
    Andrea Cavalcanti
    0702692

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  7. O trabalho de Venício e Kunciski se entrelaçam quanto ao conteúdo, no momento em que dois trabalham a internet como grande fonte de lazer, do crescimento dos sites relacionamento pessoal.
    Kunciski faz um esforço em tratar outros termos relacionados a internet, como a democratização, maior interatividade, recursos e terceira via jornalística.
    Vale ressaltar que a questão da interatividade é o segundo ponto de entrelaço, pois, Venício afirma o crescimento da internet já é maior que o da TV.
    O terceiro ponto se relaciona ao papel jornalístico, ou seja, ao trabalho dos "blogueiros".
    Um quarto seria o faturamento alto da internet, devido ao baixo custo, o que ultrapassa a TV.

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  8. Professor
    o link que você passou não está abrindo aqui.

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  9. 1)Os pontos comuns e divergentes entre Kucinski e Venício se fazem evidentes na medida em que o primeiro autor afirma que a internet é uma mídia mais interativa comparada as demais e defende a democratização da informação. Venício já enfatiza o maior interesse dos usuários da internet em participar e interferir na democracia.

    2)Os argumentos de Venício são reforçados em foco na importância das redes sociais no uso da internet. Um exemplo é a força que os blogs possuem como fonte de entretenimento e informação.
    Na demonstração do tempo que as mídias sociais consomem os slides de 3 a 7 são cabíveis de acordo com a escala de consumo apresentada por Lima.

    Felipe = 0703974

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  10. Venício Lima apresenta dados que reafirmam a supremacia da internet no Brasil, tal como demonstrado no texto de Kucinski.
    O autor responde ainda a algumas dúvidas que Kucinski pudesse ter à época sobre a viabilidade dos grandes portais da internet. Vê-se hoje que estes conseguiram consolidar-se e, inclusive, até preocupam os grandes da televisão e do rádio.
    Outra tendência já apontada por Kucinski há cerca de cinco anos se refere à função de construção da socialização na internet. As pesquisas atuais mostram a relevância das redes de relacionamento.
    A interatividade da grande rede mais uma vez é ressaltada pelo professor Venício Lima. Sobretudo entre os mais jovens, são despendidas muitas horas on line, dedicadas à edição de imagens, músicas, etc.
    Os principais dados apresentados nos slides que confirmam os argumentos de Kucisnki se referem ao domínio da internet no Brasil.

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  11. Cairo tavares 0817198
    Questões 1 e 2:
    1

    Lima aborda no seu texto sobre a internet versus a mídia tradicional que 83% dos usuários participam produzindo conteúdo e que a preferência por TV e rádio (canais tradicionais de transmissão de informação) ficam respectivamente em 3º e 9º lugar, onde a maior preferência esta em primeiro lugar assistir a filmes em casa (55%) e em segundo navegar na internet (53%). O autor afirma que esses dados são surpreendentes pra um país com o nível de concentração de mídia como o Brasil.
    Kucinski corrobora com este argumento ao afirmar que a internet permite o acesso a todos os tipos de informação sem a dependência dos grandes grupos de comunicação que possuíam hegemonia no controle de informações transmitida pelos meios tradicionais de mídia.
    Outro ponto que os autores convergem é em relação às redes sociais via internet que Lima aponta que 85% dos usuários participam de alguma forma. Kucinski declara que essas redes permitem a construção de uma nova forma de relacionamentos onde pessoas que nunca se viram possam se conhecer.
    Por outro lado, o segundo autor difere de Lima por apontar os pontos negativos do uso da internet hoje. Como por exemplo a questão dos direitos autorais, boatos, autenticidade das informações e ausência de regulação.

    02

    Os slides reforçam as idéias de Lima quanto a participação do público na construção das informações e na mudança da relação da impressa com os leitores onde por semana surgem cerca 70 milhões de novos blogs por semana e 1, 4 por segundo. A apresentação aponta também que 82% dos jornalistas consideram o conteúdo dos blogs influentes sobre as matérias, 81% os utiliza como fonte de informações e em um ranking de 1 a 5 que mede a qualidade dos blogs para na visão dos jornalistas, 73% deram notas iguais ou superiores a 3.

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  12. 1) Ambos parecem otimistas com o uso da internet. Sabem que a interatividade é chave para conquistas a nova geração de usuários famintos por notícias rápidas. Mais do que ler o jornal, ver a televisão ou escutar o rádio, os jovens, como eu, querem dar a sua opinião, concordar ou discutir, se sentir incluido no debate. Essa sensação de inclusão é muito importante, e é justamente o blog, o twitter ou qualquer dessas invenções mirabolantes que passam essa ideia de que somos ouvidos e podemos fazer a diferença, mesmo que seja apenas uma sensação.

    E as autoridades ainda estão confusas com tanta informação solta. Será que isso aproxima o poder e a sociedade, e consequentemente é um instrumento valioso? Ou aproxima apenas as críticas e a desconfiança, o que criaria uma geração politizada e desconfiada? Tantas perguntas causam mais dores de cabeça do que soluções, e é por isso que alguns países menos democráticos proíbem o uso de blogs ou twitters.

    2) Os slides reforçam a opinião de Venício. Ambos mostram a força das mídias sociais, que trazem interatividade e rapidez para a divulgação de informações. Grandes portais de comunicação já perceberam que trazer o cliente e o internauta para perto, o mais perto possível, é a chave do sucesso. Faze-lo sentir participativo, importante e útil é um instrumento maravilhoso para capta-lo e mante-lo sempre por perto.

    Aluno: Lucas de Aragão
    Email: lucas@arkoadvice.com.br

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  13. Por sugestão do Fábio, a reportagem sobre o Passe Livre, objeto de uma de nossas discussões em sala na semana passada:
    Tribunal de Contas do DF pede investigação sobre o Passe Livre Benefício dos estudantes está nas mãos das empresas. Responsável pelo cadastro dos estudantes, a Fácil é controlada por três donos de concessionárias que operam no sistema público. MP fala em conflito de interesses.
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/05/14/cidades,i=192335/TRIBUNAL+DE+CONTAS+DO+DF+PEDE+INVESTIGACAO+SOBRE+O+PASSE+LIVRE.shtml

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  14. 1) A matéria de Venício Lima reafirma alguns dos pontos tratados no texto do Kucinski. Utilizando-se de duas pesquisas, Venício corrobora a afirmação de Kucinski de que, de fato, a internet tem tido um papel mais interativo do que a Televisão e o rádio e por isso tem sido o meio midiático de maior crescimento nos últimos tempos.
    As redes sociais, principal articulação dessa interatividade e processo de socialização na internet (citado por Kucinski), é um dos principais atrativos da rede e é o que fez, no Brasil, a internet se tornar uma fonte maior de entretenimento do que Rádio e TV (segundo os dados utilizados por Venício Lima).

    2) A afirmação de Venício Lima de que a internet é o meio de comunicação que mais possibilita interação é afirmada veementemente com os dados contidos nos slides. É quase um processo inverso do Rádio e Televisão, onde usuários agora são objetivados como fontes de difusão de informação e não mais só meras “esponjas”. O mesmo indivíduo que lê matérias on-line e assiste vídeos informativos é capaz também de produzir seu próprio material, sua própria fonte de informação e, em alguns casos, “abocanhar” expressivos seguidores, tornando-se, assim, alvo de grupos de imprensa que se articulam a fim de se adaptar a esse relativamente novo meio midiático.


    Lucas Moura de Sá

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  15. 1. Os dois autores concordam que o avanço e o aumento da dimensão da internet são meios socializantes e democráticos, com maior participação. Isto, além de ser um mecanismo de inclusão do indivíduo no meio, também retira a força do monopólio exercido pelos detentores dos meios de comunicação tradicional. Por esses e outros fatores, os autores concordam que a internet vem se popularizando e transformando os outros meios de comunicação, em qualquer uma de suas áreas, obsoletos.

    2. Com relação aos slides, os números de usuários que têm blogs, o número de jornalistas que gastam seu tempo, regularmente, acessando a internet em busca de informações, comprovam o aumento da dimensão da internet e a democratização da mesma, a porcentagem de pessoas que gostariam de expor experiências pessoais ou abordar algum assunto que julgue marginalizado pelos grandes meios, representa a tese de que o usuário é participativo e, particularmente, acredito que grande parte da sua insatisfação com essas mídias também.

    RG: 0615242
    Nome: Fábio Ferreira Berrogain

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  16. Os dois textos concordam que houve um crescimento muito grande da internet, se tornando em um dos maiores meios de comunicação no Brasil. Os dois autores concordam que a internet é uma midia mais interativa do que jornais je TV, dotadas de alguns recursos especificos para o exercicio da interatividade, como os chats, citado por Kuncinski, e as redes sociais citada por Venício Lima. Através da internet o cidadão comum obteve mais autonomia para expor suas posições.

    Kedma Karen

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  17. 1) Os principais pontos em comum entre as idéias de Kucinski e Venício Lima, é que a internet é um meio de comunicação que está cada vez mais ganhando seu espaço, e permitindo uma maior interação e participação do publico, na construção de conteúdo, mais em conseqüência desse crescimento outros meios de comunicação como rádio, tv, jornais estão perdendo seu espaço, segundo Venício, foi realizada uma pesquisa no Brasil e constataram que 53% das pessoas preferem navegar na internet, quanto 42% preferem assistir televisão.
    Mais além dos pontos em comum, os autores divergem quanto a maneira de enxergar os pontos positivos e negativos do uso da internet, Kucinski analisa os pontos positivos, mais faz uma breve analise quantos as conseqüências desse crescimento e cita exemplos como uso de direitos autorais, como cópias de trabalhos, cd, dvd e etc, já Venício Lima fala mais dos aspectos positivos e critica a declaração do ministro das comunicações que disse no congresso de radiodifusão que a juventude tem que parar de só ficar pendurada na internet, Venício afirma que o ministro e os radiodifusores estão perdendo o bonde da história.



    2) O slide apresenta que 26% do resultado das buscas pelas 20 maiores empresas do mundo são fontes alimentadas por consumidores e que há aproximadamente 70 milhões de blogs em todo o mundo, isto coincidem com a idéia que Venício apresenta que 83% dos consumidores de mídia no Brasil produzem seu próprio conteúdo de entretenimento usando, por exemplo, programas de edição de fotos, vídeos e músicas.

    Rina Bilac 0712043

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  18. Campanha da Vacinação - Ministério da Saúde


    Ministério da Saúde investiu R$ 1,3 bilhão para a compra de 113 milhões de doses da vacina, para administração em grupos dados como prioritários da população brasileira.
    A H1N1 é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico, subtipo do vírus da influenza, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
    O significado de H1N1, as letras correspondem as 2 proteínas da superfície do vírus H - hemaglobulina e N - neuraminidase e o número 1 corresponde a ordem em que cada uma das proteínas foi registrada, significando que ambas as proteínas tem semelhanças com os componentes do vírus que já circulou anteriormente, pandemia de 1918/19.
    O objetivo da Campanha Nacional da vacinação é proteger alguns grupos de risco de desenvolver doença grave ou evoluir para morte e proteger os trabalhadores de saúde, de modo a manter o funcionamento dos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia.
    Acontece em todos os municípios do Brasil, de 08 de março a 21 de maio de 2010, com um público definido como de maior risco, e seguindo um cronograma divido em quatro etapas, assim definidas:
    08 a 19 de março – trabalhador de saúde e população indígena aldeada;
    22 de março a 02 de abril – gestante em qualquer de idade gestacional, doentes crônicos e crianças com idade de entre seis meses a menor de dois anos;
    05 a 23 de abril população de 20 a 29 anos;
    24 de abril a 7 de maio população com mais de 60 anos com doenças crônicas e
    10 a 21 de maio a população de 30 a 39 anos.
    A vacina utilizada na campanha é uma composição de três laboratórios, Glaxo Smith Kline, Pasteur e Novartis, laboratórios esses fornecedores de vacinas para todos os países. A vacina utilizada é segura e já está em uso em outros países, com efetividade média maior que 95%.
    Sônia Amaro - 0615684

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